segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O que faz um Assistente de Almoxarifado?




Assistente de Almoxarifado é o profissional responsável por atuar em conjunto com a supervisão nas atividades de recepção e estoque.
Um Assistente de Almoxarifado será responsável pela organização, controle de estoque, lançamento de notas fiscais e impostos.
Está sob as responsabilidades de um Assistente de Almoxarifado desenvolver atividades administrativas na área do almoxarifado, controlando e executando as rotinas fiscais, visando assegurar que todas as notas fiscais recebidas estejam de acordo com os princípios e  normas fiscais e legislação e dentro dos prazos e procedimentos estabelecidos pela  empresa, efetuar contagem de estoque acompanhar entrada e saída de mercadorias, acompanhar e efetuar atualizações no mapeamento do estoque, realizar planilhas de controle de estoque, auditoria, criar controles, emitir relatórios, se responsabilizar por toda organização de estoque, etiquetar, empilhar, fazer as cotações e negociações junto aos fornecedores na compra de máquinas e peças ou outro tipo de produtos, fazer controle de prazos de entrega, receber equipamentos, conferir se está em perfeito estado de conservação e funcionamento, verificar acessórios e fazer limpeza dos mesmo, preparar equipamentos para sair da empresa para locação, venda ou troca, receber mercadorias, conferindo os pedidos de compra, lançar produtos no sistema, fornecer material para os setores, controlar o estoque, finalizar nota fiscal e enviar para o setor administrativo, operar empilhadeira, zelar pela organização do setor e conservação dos materiais no almoxarifado, realizando também funções inerentes ao cargo como limpeza e arrumação do setor, identificação de materiais, inventário, entre outros.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente de Almoxarifado essencial que possua conhecimento em controle de estoque, entrada e saída de materiais.


Por Bruno

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Visita Técnica ao Shopping Riverside

Nós do curso de Assistente Administrativo do SENAC, decidimos entender como funciona o sistema administrativo de um Shopping de Teresina, por ser diferente de um estabelecimento comercial comum, escolhemos o Riverside Shopping para realizar a nossa pesquisa. Fomos recebidos pelas Diretoras do Departamento de Marketing e do Departamento Financeiro. A Diretora de Marketing contou-nos que a organização do Shopping é feita pelos próprios lojistas, tornando aquele lugar um condomínio comercial. Por ser um local muito grande é sempre gerada uma Ata nas reuniões e a contabilidade é consolidada mensalmente.
Cada investimento feito dentro do Shopping é pago pelos próprios lojistas de forma igualitária, sendo um dos lojistas o síndico. No mesmo, ocorre entrada de documentos frequente, e há um funcionário específico para controlar e organizar toda essa documentação. E para encaminhar os documentos para os arquivos é feito um processo em 4 etapas bem especificadas. Como, quando o setor de Marketing efetua uma compra, Primeiro: o setor de Marketing envia os documentos (recibos) para o setor financeiro; Segundo: o setor Financeiro analisa e logo após lança no sistema eletrônico utilizado por eles; Terceiro: é feito uma Pasta de Coleta e os comprovantes da compra são anexados; Quarto: ao final do mês é tudo impresso e arquivado para que seja feita a contabilidade. Parte da contabilidade do local é terceirizada, mas eles procuram estar por dentro a par de tudo que ocorre. O local é bem organizado e bem receptivo.
Para armazenar os documentos, a melhor forma são os programas de computador, pois não ocupa tanto espaço físico na empresa, portanto o uso na maioria das vezes de planilhas feitas no Excel é bem importante, para uma melhor organização, visibilidade e entendimento de todos. Ainda há os arquivos impressos que ficam no Arquivo Morto (arquivos mais velhos e que tem pouco movimento), Sala de Arquivos onde eles ficam em prateleiras, armários e gavetões.
Dentro do ambiente, segundo a Administradora, há uma procura (não tão grande) do público externo, a administração procura estar sempre bem atendendo cada um, mesmo que haja sobrecarga de serviços.

Por Adrielly Blamires, Marcos Castro e Girlene Lima.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Biografia dos autores do Blog


Osiel Viana
Bacharel em Sistema de Informação 

Instituição: FATEP-PI




Adrielly Blamires
Ensino Médio Concluído
Colégio: Pedrosa Magalhães



Bruno Dani
Ensino Médio concluindo
Colégio: E. Benjamin Baptista


Maria Leidiane
Ensino Médio Completo
Colégio: U.E Lourdes Rebelo

Thafnes Sousa
Ensino Médio Completo
Colégio: Gilberto Campelo



Lucas Memória
Ensino Médio Completo
Colégio: Inst. Educacional São José



Girlene Lima
Ensino Médio Concluindo
ECEJA Professor Artur Furtado



Erlane Lima
Gestora Hospitalar
Instituição: IEST














Roseane Mendes
Ensino Médio Completo
Colégio: Cooperativa Educacional de Teresina LTDA COETEL















Marcos Paulo
Ensino Superior Incompleto
Instituição: FACID















Professora do Projeto Integrador
Layana Holanda

Licenciada em Letras - UESPI

Especialista em Linguística e Ensino - UESPI
Pós-Graduanda em Ensino da Educação Profissional - SENAC
Mestranda em Letras - UFPI














Professora da Unidade Curricular 1

Kelly Reis

Bacharel em Administração

















Professor da Unidade Curricular 1
Ítalo Paraguassu

Bacharel em Direito

Pós-Graduando em Ensino da Educação Profissional - SENAC



Por Erlane 













ENTREVISTAS



ENTREVISTA SOBRE A FUNÇÃO DO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Nome: Anônimo – Solar Br (Coca Cola)

Função: Assistente Administrativo – Gerenciamento de Transporte

Tempo de empresa: 3 anos


Função
 

          O Assistente Administrativo tem a função de atuar nas atividades administrativas de uma organização empresarial.

O que faz?

          O Auxiliar Administrativo é responsável por verificar a entrada e saída de correspondências, receber e enviar documentos, atender chamadas telefônicas, recepcionar o público em geral, fazer o arquivamento de documentos, manter atualizados os contatos da empresa, saber utilizar máquinas comuns em escritório, como por exemplo, impressoras, máquinas copiadoras, computadores e programas de planilhas em geral. 

Quais são as tarefas e responsabilidades de um Assistente Administrativo?

  • Digitar cartas, relatórios, memorandos, atas de reunião e outros documentos.

  • Manter organizado os arquivos da empresa ou setor.

  • Pagar contas, faturas bancárias e fazer faturamento.

Quais são os requisitos para ser um Assistente Administrativo?

  • Boa habilidade de comunicação escrita e oral.

  • Boa habilidade em usar computadores, processadores de textos e planilhas eletrônicas.
  • Boa habilidade em resolução de problemas, planejamento e organização.
  • Saber trabalhar sob pressão, priorizar tarefas e honrar compromissos de datas e término de serviços.

  • Conhecer métodos, sistemas, procedimentos, equipamentos de trabalho em um escritório.

  • Bom humor e paciência.

  • Confiabilidade e responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um auxiliar administrativo?

          Por ser uma profissão de apoio e assistência, não há uma formação necessária, porém, a maioria das empresas exige que o profissional tenha, no mínimo, ensino médio completo. Também para um estudante de administração, é muito interessante atuar como auxiliar administrativo, pois ele aprende na prática conceitos teóricos passados na faculdade, além de estar sendo supervisionado por um profissional da área que pode ajudar e tirar dúvidas conceituais sempre que necessário.

          É exigido, geralmente, que o profissional tenha boa comunicação, conhecimentos de informática, além da constante atualização por meio de cursos e palestras da área.

Quais são os horários de trabalho de um assistente administrativo? 

       Um assistente administrativo não tem horários definidos, pois é uma função bem requisitada por empresas de vários segmentos.

O cargo exige experiência na área?

       Não Geralmente algumas empresas buscam profissionais bem qualificados, que consigam desempenhar suas tarefas e sejam dedicados.

Um Assistente Administrativo pode ser promovido na empresa?

       Sim. Todo e qualquer colaborador pode ser promovido se tiver dentro dos requisitos necessários para concorrer à vaga.

O que você tem a dizer para as pessoas que estão iniciando o curso de Assistente Administrativo? 

        Dedicar-se ao máximo a função, ter bastante atenção na elaboração das tarefas, ser dinâmico, sociável e paciente.

 Qual o salário de um Assistente?

          O salário depende muito da região em que a pessoa vive. No caso da região nordeste, a base salarial de um Assistente é R$ 1.000,00.

     

Entrevistador: Lucas Memória e Osiel


****************************************************************************************


ENTREVISTA COM ALUNOS DO CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DO SENAC (TURNO TARDE)

Nomes: Ivanei e Lourdes – Alunas do curso de Assistente Administrativo Tarde (2015)



Diga-nos, alguns motivos que lhe fizeram optar por este curso?



Optei por este curso pela qualificação e agregar mais valor ao currículo, com isso posso conciliar com outros cursos e assim terei mais chances no mercado de trabalho.




Quais suas expectativas no mercado de trabalho terminando esse curso?


É poder conseguir um bom emprego dentro dessa área e adquirir mais conhecimento sobre o que o assistente administrativo faz.



Levando em conta que você escolheu esse curso, você pretende se elevar de um cargo dentro da empresa onde trabalha ou conseguir novas oportunidades em outras empresas?



No momento não trabalho, mas com certeza a escolha desse curso foi justamente pra conseguir novas chances de emprego, também viso subir de cargo em uma empresa se eu tiver chances.



Os aprendizados adquiridos ao longo deste curso lhe serviram apenas para área empresarial? Se houver outras áreas justifique-as.



Na minha opinião, todos os caminhos me levam pra área empresarial, foco muito nisso.



Que tipos de conhecimentos você pretende adquirir fazendo o curso de assistente administrativo?



Pretendo abranger alguns conhecimentos mais burocráticos dentro de uma empresa, como por exemplo: dar suporte ao setor administrativo, dar apoio ao financeiro ou qualquer outro setor, e com isso crescer profissionalmente. E com o curso tenho certeza que irei ter todos esses conhecimentos.



Entrevistadores: Marcos Paulo e Maura Adrielly


Modelos de Documentos Administrativos


PROCURAÇÃO

       
Eu,  OSMAR MENDES LIMA, portador do CPF nº de  333.333.333-33,  domiciliado à  Rua Ernesto José Batista, nº   1473, Bairro: Tabuleta, Na cidade de Teresina / PI,  representante legal da Empresa  Retífica de Motores TERERSINA  portadora do CNPJ de Número  22.222.222 / 0002-22, domiciliada à  Rua Ernesto Batista, nº   7314, Bairro: Tabuleta, Na cidade de Teresina / PI.
            Nomeio e constituo o meu Bastante procurador  Osiel CARREIRO VIANA, portador do CPF nº de  222.222.222-22, Brasileiro, residente e domiciliado à Rua Gerônimo Silva, nº 1268, Bairro: Parque Alvorada, Na cidade de Timon / MA, parágrafo TRATAR de todos os meus Negócios Comerciais e bancários, comprar e vender Mercadorias, celebrar Contratos Comerciais, Receber Dinheiro, Títulos, Valores, Passar recibo e dar quitações e sacar duplicatas de faturas. Podendo atuar em Conjunto OU separadamente, responsabilizando-se POR Todos Os Atos Necessários e Indispensáveis ​​Ao fiel cumprimento Deste instrumento, Dando Tudo Por bom e Valioso, válido  Até o dia  31/12/2015.

Teresina, 02 de dezembro de 2015
_________________________________________________
OSMAR MENDES LIMA
Gerente Geral












OFÍCIO DE Requerimento



Ofício n. ° 15/01                                                                                                                              
       Teresina, 30 de novembro de 2015.

Excelentíssimo Senhor Secretário de Transportes - STRANS

A Empresa Carvalho, na pessoa do Senhor, Reginaldo Carvalho, a VEM respeitosamente Solicitar um Vossa Senhoria a liberação das seguintes avenidas: Avenida Raul Lopes e Avenida João XXIII - Durante TODO o dia 12 de dezembro parágrafo um Realização da Maratona Carvalho, Que eStara um Completar Vinte Anos de Acontecimento em Nossa Cidade.
Certo de Seu Apoio,

Respeitosamente,
              

Reginaldo Carvalho

Diretor Geral


DECLARAÇÃO

Eu, MARIA DA SILVA Leidiane BARROS, supervisora ​​da Riachuelo declaro that ANA MARIA BRAGA SILVEIRA, funcionária da Empresa SENAC, trabalhou no dia 20 de outubro de 2015 das 09: 00h até 15: 00h Nesta Empresa.


TERESINA-PI, 30 DE NOVEMBRO DE 2015

Leidiane Maria da Silva Barros
Supervisora ​​Geral

Por Maria Leidiane





Ata nº01 / 15
No dia trinta de novembro do ano de dois mil e quinze as vinte e uma e quatorze minutos, na sala do laboratório de informática, na Rua Barroso nº 124 na cidade de Teresina-Piauí, iniciamos a aula do curso de Assistente Administrativo com uma breve explicação do professor Ítalo, onde ele fala sobre os tipos de documentos, suas utilidades e o seu modo de elaboração. O primeiro documento a ser solicitado pelo professor foi uma declaração de uma empresa confirmando a presença do funcionário na data solicitada no SENAC. O segundo documento a ser solicitado foi um recibo de uma quantia de cinco mil reais por um sócio de um escritório de advocacia proveniente de honorários advocatícios. O terceiro e último documento solicitava a elaboração de uma Ata lavrando a aula. Todos os três documentos foram enviados para o e-mail paraguassuitalo@gmail.com . Encerramos a atividade às vinte e uma horas e quarenta e seis minutos.
Participantes:
                         -Lucas Sena Memória Ribeiro
                         -Maria Leidiane da Silva Barros
                         -Marcos Paulo Soares de Castro

Assinaturas: ________________________
                      ________________________
                      ________________________