quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Visita Técnica ao Shopping Riverside

Nós do curso de Assistente Administrativo do SENAC, decidimos entender como funciona o sistema administrativo de um Shopping de Teresina, por ser diferente de um estabelecimento comercial comum, escolhemos o Riverside Shopping para realizar a nossa pesquisa. Fomos recebidos pelas Diretoras do Departamento de Marketing e do Departamento Financeiro. A Diretora de Marketing contou-nos que a organização do Shopping é feita pelos próprios lojistas, tornando aquele lugar um condomínio comercial. Por ser um local muito grande é sempre gerada uma Ata nas reuniões e a contabilidade é consolidada mensalmente.
Cada investimento feito dentro do Shopping é pago pelos próprios lojistas de forma igualitária, sendo um dos lojistas o síndico. No mesmo, ocorre entrada de documentos frequente, e há um funcionário específico para controlar e organizar toda essa documentação. E para encaminhar os documentos para os arquivos é feito um processo em 4 etapas bem especificadas. Como, quando o setor de Marketing efetua uma compra, Primeiro: o setor de Marketing envia os documentos (recibos) para o setor financeiro; Segundo: o setor Financeiro analisa e logo após lança no sistema eletrônico utilizado por eles; Terceiro: é feito uma Pasta de Coleta e os comprovantes da compra são anexados; Quarto: ao final do mês é tudo impresso e arquivado para que seja feita a contabilidade. Parte da contabilidade do local é terceirizada, mas eles procuram estar por dentro a par de tudo que ocorre. O local é bem organizado e bem receptivo.
Para armazenar os documentos, a melhor forma são os programas de computador, pois não ocupa tanto espaço físico na empresa, portanto o uso na maioria das vezes de planilhas feitas no Excel é bem importante, para uma melhor organização, visibilidade e entendimento de todos. Ainda há os arquivos impressos que ficam no Arquivo Morto (arquivos mais velhos e que tem pouco movimento), Sala de Arquivos onde eles ficam em prateleiras, armários e gavetões.
Dentro do ambiente, segundo a Administradora, há uma procura (não tão grande) do público externo, a administração procura estar sempre bem atendendo cada um, mesmo que haja sobrecarga de serviços.

Por Adrielly Blamires, Marcos Castro e Girlene Lima.