quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Visita Técnica ao Shopping Riverside

Nós do curso de Assistente Administrativo do SENAC, decidimos entender como funciona o sistema administrativo de um Shopping de Teresina, por ser diferente de um estabelecimento comercial comum, escolhemos o Riverside Shopping para realizar a nossa pesquisa. Fomos recebidos pelas Diretoras do Departamento de Marketing e do Departamento Financeiro. A Diretora de Marketing contou-nos que a organização do Shopping é feita pelos próprios lojistas, tornando aquele lugar um condomínio comercial. Por ser um local muito grande é sempre gerada uma Ata nas reuniões e a contabilidade é consolidada mensalmente.
Cada investimento feito dentro do Shopping é pago pelos próprios lojistas de forma igualitária, sendo um dos lojistas o síndico. No mesmo, ocorre entrada de documentos frequente, e há um funcionário específico para controlar e organizar toda essa documentação. E para encaminhar os documentos para os arquivos é feito um processo em 4 etapas bem especificadas. Como, quando o setor de Marketing efetua uma compra, Primeiro: o setor de Marketing envia os documentos (recibos) para o setor financeiro; Segundo: o setor Financeiro analisa e logo após lança no sistema eletrônico utilizado por eles; Terceiro: é feito uma Pasta de Coleta e os comprovantes da compra são anexados; Quarto: ao final do mês é tudo impresso e arquivado para que seja feita a contabilidade. Parte da contabilidade do local é terceirizada, mas eles procuram estar por dentro a par de tudo que ocorre. O local é bem organizado e bem receptivo.
Para armazenar os documentos, a melhor forma são os programas de computador, pois não ocupa tanto espaço físico na empresa, portanto o uso na maioria das vezes de planilhas feitas no Excel é bem importante, para uma melhor organização, visibilidade e entendimento de todos. Ainda há os arquivos impressos que ficam no Arquivo Morto (arquivos mais velhos e que tem pouco movimento), Sala de Arquivos onde eles ficam em prateleiras, armários e gavetões.
Dentro do ambiente, segundo a Administradora, há uma procura (não tão grande) do público externo, a administração procura estar sempre bem atendendo cada um, mesmo que haja sobrecarga de serviços.

Por Adrielly Blamires, Marcos Castro e Girlene Lima.

3 comentários:

  1. Técnico em vendas
    Nayara Brenda
    não sabia que a organização do shopping é organizada pelos próprios lojistas...muito interessante!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Cristiane Lopes Técnico Vendas10 de dezembro de 2015 às 03:07

    Quanto a visita ao Shopping Riverside feita pelos alunos do curso assistente de almoxarifado e o comentário da nossa colega de que os lojistas são os responsáveis em gerir todas as atividades inererentes a parte administrativa do shopping, bem, isso só acontece porque eles são os lojistas e donos das lojas, do espaço físico, diferente de outros Shoppings, que os lojistas são arrendatários ou locatários do espaço que exercem suas atividades comerciais, onde nesse caso existe uma equipe de gestão administrativa que é responsável em planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades administrativas do Shopping.

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